Câmara de Vereadores promove audiência para debater implantação de Campus da UFBA em Jacobina

Foi destacado que a implantação de uma universidade pública federal em Jacobina teria um impacto transformador na região

Orgão Emissor: Câmara Municipal de Jacobina - Ba

A Câmara de Vereadores foi palco nesta quinta-feira (21), de uma audiência pública que discutiu a proposta de implantação de um campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na cidade de Jacobina.

Durante a audiência, foi destacado que a implantação de uma universidade pública federal em Jacobina teria um impacto transformador na região, beneficiando milhares de jovens de dezenas de municípios dos territórios de identidade do Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe.

Os participantes enfatizaram também os desafios de locomoção enfrentados por estudantes que buscam acesso ao ensino universitário, especialmente em cidades distantes como Salvador, os altos custos das faculdades particulares, e os impactos positivos que um equipamento de ensino superior público poderia trazer para o município. 

O Presidente da Câmara de Vereadores, Clodoaldo Moreira, reforçou o compromisso da instituição em considerar todas as perspectivas apresentadas e trabalhar em conjunto com a comunidade: “A implantação de um campus da UFBA em Jacobina pode ser um marco na educação superior do município. Nesse sentido, não mediremos esforços para tentar trazer este equipamento para a nossa cidade”, afirmou.


O evento contou com a presença de figuras públicas de destaque, incluindo o deputado federal Jorge Solla (PT), Júlio Pinheiro (UPB), Penildo Silva – Reitor em Exercício da UFBA, Paulo Barbosa – Subsecretário de Saúde da Bahia, Mariana Oliveira – Presidenta do PT de Jacobina, Clodoaldo Moreira – Presidente da Câmara Municipal, vereadores e líderes proeminentes, como o ex-deputado federal Amauri Teixeira, o ex-chefe de Gabinete do Governo do Estado, Cícero Monteiro, ex-vereadores de Jacobina, ex-prefeitos da região, empresários, estudantes, filiados e simpatizantes do PT.